Quito


Aspetos Geográficos
Capital e cidade do Equador, Quito situa-se num estreito vale rodeado de montanhas, no Nordeste do país. Fica a 2820 metros de altitude, sendo a segunda capital mais alta do mundo. Próximo da cidade fica o rio Guayllabamba e o vulcão Pichincha, um vulcão ativo da cordilheira dos Andes. Devido à altitude e à latitude (35 km a sul da linha do equador), tem um clima pouco variável ao longo do ano, com as temperaturas a rondar os 20 graus. Possui cerca de 1 500 000 habitantes (2006).

História e Monumentos Quito foi fundada em 1534 pelo conquistador espanhol Sebástian de Benalcázar, com o nome de San Francisco de Quito, no local de uma cidade inca do mesmo nome. Foi declarada cidade em 1556, e em 1563 tornou-se sede real administrativa de distrito de Espanha. Em 1822, o libertador sul-americano António José de Suare derrotou os espanhóis no vulcão de Pichincha, a noroeste da cidade, conquistando a independência do Equador em relação a Espanha. Após a batalha de Pichincha, os líderes independentes acederam a anexar a cidade à república da Gran Colombia. Em 1932, rebentou na cidade uma guerra civil na sequência de eleições.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Quito está dividida em três partes separadas por colinas: o centro histórico, de estilo colonial; a parte sul, maioritariamente residencial e industrial; e o norte, mais moderno e com mais atividades comerciais e de serviços. As suas igrejas e antigas mansões contêm alguns dos mais belos tesouros de arte da América do Sul. Entre elas, contam-se a Igreja e Mosteiro de S. Francisco e a Igreja Jesuíta de la Compañia. Entre os seus monumentos, merecem também destaque o Palácio Presidencial e a Virgem de Panecillo. Outro lugar de relevo na cidade é o Parque Metropolitano, o maior parque urbano da América do Sul. O centro histórico foi classificado pela UNESCO, em 1978, o primeiro local cultural Património Mundial, juntamente com Cracóvia, na Polónia. Possui duas universidades.


Economia
A cidade é um dos dois mais importantes centros industriais do país (a par de Guayaquil), merecendo destaque os têxteis, vestuário, calçado e produtos farmacêuticos. Também produz artesanato de couro, madeira, ouro e prata. É servida pelo aeroporto internacional de Mariscal Sucre, na parte norte da cidade.
Como referenciar: Quito in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 20:47:04]. Disponível na Internet: