radiofarol

Um radiofarol consiste num posto de rádio situado num ponto conveniente da costa, normalmente num farol luminoso, mas também, no caso de navegação aérea, em posição adequada à aproximação de um aeroporto. Este mecanismo emite numa dada frequência traços contínuos separados pelo indicativo de chamada da estação.
Desta forma, utilizando um radiogoniómetro de bordo, é possível determinar o seu azimute e assim obter uma linha de posição.
Um radiofarol direcional consiste numa estação radioelétrica utilizada na navegação aérea e marítima, para determinar o rumo ou a posição de um veículo. Uma onda giratória emite ondas eletromagnéticas de fase contínua, enquanto uma antena bipolar giratória emite ondas na mesma frequência mas numa fase diferente. Quando a antena bipolar assinala o Norte, a diferença de fase é nula; ao assinalar Este, a diferença será de 90º, e assim sucessivamente. Graças a este sistema, o avião, ou navio, conhece a sua posição relativa em relação ao radiofarol que está a receber.
Como referenciar: radiofarol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 19:04:35]. Disponível na Internet: