rali

Modalidade de desporto automobilístico, também conhecida por rally (nome original inglês) ou rallye (nome original francês), na qual os participantes têm de percorrer um determinado percurso no menor espaço de tempo.
Os ralis são organizados em etapas, cada uma delas composta por várias "especiais" (pequenas etapas). As equipas são compostas, normalmente, por dois carros. Em cada automóvel da equipa seguem dois elementos, um piloto e um copiloto. Este último tem a responsabilidade de dar indicações ao piloto sobre a tipologia do percurso, à medida que a prova decorre.
Os ralis são disputados em estradas normais (de terra, asfalto ou paralelepípedos), fechadas ao trânsito, e a segurança relativamente aos espectadores é um dos mais graves problemas destas provas. Os concorrentes não saem para a estrada em conjunto, mas sim individualmente, uns após os outros, com um intervalo de tempo entre eles para evitar o despique direto. A grande popularidade dos ralis começou a surgir nas décadas de 60 e 70 do século XX, quando havia uma grande diferenciação entre provas de velocidade e provas de estrada. A Federação Internacional de Automobilismo criou o campeonato mundial de construtores em 1970 e instituiu os regulamentos que hoje se mantêm. Em 1977, nasceu a Taça FIA, o campeonato mundial de pilotos.
O rali de Portugal realizou-se pela primeira vez em 1967, e foi ganho pelo piloto Carpinteiro Albino. Esta prova fez durante muito tempo parte do calendário mundial de ralis.

O rali foi a primeira modalidade automobilística a existir desde a invenção do automóvel. A primeira corrida foi organizada em 1874, em França, da cidade de Paris à cidade de Rouen. O rali é uma modalidade desportiva realizada em estradas normais de terra, asfalto e paralelepípedos, com veículos de rua comuns ou preparados, dotados de tração 4x4 ou 4x2.
Como referenciar: rali in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 23:07:56]. Disponível na Internet: