Ralph Cudworth

Filósofo inglês nascido em 1617, em Aller, Somersetshire, e falecido a 26 de julho de 1688, em Cambridge. Estudou na Universidade de Cambridge, foi depois Reitor de North-Cadbury e regressou a Cambridge, onde exerceu o magistério na disciplina de Hebraico. Foi diretor do Christ's College, onde ensinou teologia até à data da sua morte.
Pertence ao grupo dos chamados platónicos de Cambridge e defendia que a sabedoria grega inspirara Moisés. Dentro deste movimento da Escola de Cambridge, Cudworth opõe-se ao ateísmo e, particularmente, ao materialismo de Thomas Hobbes, bem como à filosofia mecanista de Descartes.
Para Cudworth entre o espírito e a matéria há um mundo intermediário, que se caracteriza por ser uma espécie de corporalidade espiritual e a que cabe a organização do universo; do mesmo modo entre a alma e o corpo, ao contrário do dualismo cartesiano, ele entrepõe um corpo subtil. Cudworth assume a posição de que o espírito tem prioridade metafísica relativamente ao corpo.
Como referenciar: Ralph Cudworth in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 01:47:19]. Disponível na Internet: