Ravi Shankar

Cantor indiano nascido a 7 de abril de 1920, em Varanasi, Bengala. Aos 13 anos de idade, acompanhava o seu irmão, Uday Shankar, com a sua Companhia de Música e Dança Hindu. Aí conhece Allaudin Khan (uma lenda musical indiana), o solista da companhia, e decide abandonar a sua carreira de bailarino para enveredar por uma carreira musical sob os ensinamentos do grande mestre Khan. Em 1939 começa a realizar recitais públicos. Fez digressões por todo o país e compôs para cinema e bailado. De fevereiro de 1949 a janeiro de 1956 trabalha como diretor musical da All India Radio, em Nova Deli. Ao mesmo tempo, atinge o estrelato internacional, com concertos e digressões na União Soviética, Estados Unidos da América e Europa de Leste. Tornou-se a face musical visível da musica indiana em todo o Mundo. A sua autobiografia, My Music, My Life (1969), foi considerada uma referência como uma introdução válida à música hindu.
Mas o seu percurso musical não se limitou à musica hindu, tendo efetivamente experimentado e inovado em outras áreas musicais, razão pela qual foi muito criticado na Índia.
A sua filha, Norah Jones (nome artístico), atingiu o estrelato mundial em 2002 com um álbum jazz.

Como referenciar: Ravi Shankar in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 21:03:52]. Disponível na Internet: