Ray Romano

Ator e comediante norte-americano nascido a 21 de dezembro de 1957, em Queens, Nova Iorque. Ganhou renome com a sua participação na série televisiva Everybody Loves Raymond (Todos Gostam do Raymond), onde interpretava o protagonista, Ray Barone.
Frequentou a escola superior em Queens, numa altura em que pretendia ser contabilista,
mas acabou por fazer carreira em palco como protagonista de espetáculos de stand-up comedy e, no início da década de 90, começou a aparecer em programas de televisão em direto. Nomeadamente, apresentou sketches humorísticos em programas de nomeada de Johnny Carson, Jay Leno e David Letterman.
Em 1995 ganhou um Cable Ace Award pelo seu trabalho no programa de animação Dr. Katz, Professional Therapist, do canal privado Comedy Central.
Em 1996 estreou nos Estados Unidos da América a série cómica Todos Gostam do Raymond, que viria a tornar-se um sucesso ao longo de dez anos. A série, que também foi exibida em Portugal, tinha por protagonista Ray Romano, que era igualmente o argumentista, e baseava-se ligeiramente na sua vida real. Tanto a mulher de Ray Romano como o seu pai apareceram em alguns episódios da série. A principal personagem, Ray Barone, teve participações esporádicas noutra série cómica, The King of Queens. Na altura em que Todos Gostam do Raymond terminou, em 2005, Romano era o ator de televisão mais bem pago do país. A sua série era também a que maior retorno financeiro proporcionava.
Entretanto, em 2004, o ator dedicou-se também ao cinema e participou na comédia política Welcome to Mooseport, protagonizado por Gene Hackman. Em 2006 entrou no filme Grilled.
Ray Romano deu também voz à personagem Manny, o Mamute nas longas-metragens de desenhos animados Ice Age (A Idade do Gelo) e Ice Age 2: The Meltdown (A Idade do Gelo 2: Descongelados). Ray Romano emprestou a sua voz à série de animação The Simpsons, num episódio de 2005.
Em 2006 estreou nos Estados Unidos da América um documentário sobre o regresso de Ray Romano à stand-up comedy, intitulado 95 Miles To Go.
Como referenciar: Porto Editora – Ray Romano na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-27 18:31:21]. Disponível em