reação química

Uma reação química consiste num fenómeno no qual há quebra de ligações químicas nos reagentes e formação de outras ligações, originando novas espécies (produtos da reação).
As reações químicas podem ser classificadas quanto ao sentido em que progridem, à variação de energia e à natureza da reação.
Quanto ao sentido em que progridem, as reações químicas classificam-se em reversíveis e irreversíveis. Há reações químicas em que os reagentes se combinam formando produtos e estes, por sua vez, reagem entre si para originar as substâncias iniciais. Neste caso, a reação chama-se reversível e isso é indicado com duas setas paralelas e de sentidos contrários. Quando uma reação ocorre apenas num sentido chama-se irreversível e, para a representar, usa-se apenas uma seta no sentido dos reagentes para os produtos.
Quanto à variação da energia, as reações químicas podem ser endoenergéticas e exoenergéticas. Nas reações endoenergéticas há absorção de energia e nas exoenergéticas há libertação de energia.
Finalmente, quanto à natureza da reação, estas podem ser classificadas como reações de decomposição e de síntese.
Como referenciar: reação química in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 06:14:47]. Disponível na Internet: