reagentes Grignard

Os reagentes Grignard, descobertos pelo químico francês Victor Grignard, nascido em Cherburgo a 6 de maio de 1871 e falecido em Nancy a 13 de dezembro de 1935; constituem uma classe de compostos organometálicos de magnésio.
A fórmula geral destes compostos é RMgX, onde R representa um grupo orgânico (por exemplo CH3, C2H5), Mg é o símbolo químico do magnésio e X um halogéneo (F, Cl, Br, I). Obtêm-se por exemplo o CH3MgCl ou o C2H5MgBr, entre outros.
Estes compostos podem ser conseguidos fazendo reagir um halogenoalcano com magnésio em éter. Raramente isolados são muito utilizados na síntese orgânica, quando obtidos numa reação de mistura.
Os reagentes de Grignard possuem inúmeras reações que os tornam muito úteis na síntese orgânica. Assim, com o metanal formam um álcool primário, com outros aldeídos originam álcoois secundários e, com álcoois ou com água, formam hidrocarbonetos.
Como referenciar: reagentes Grignard in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-09 02:32:25]. Disponível na Internet: