recursos minerais

Os recursos minerais são todos os bens mineralógicos existentes na crusta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem.
Os recursos minerais podem ser agrupados, segundo as suas propriedades químicas, em recursos minerais metálicos e em recursos minerais não metálicos.
Existem vários exemplos de recursos minerais metálicos: uns mais comuns como o zinco, o cobre, o alumínio, o ferro e o chumbo, e outros mais escassos como o ouro, a prata e a platina.
À exploração dos recursos minerais metálicos estão associados impactos ambientais negativos como a desflorestação, a acumulação de desperdícios (ex.: escombreitas) e a poluição.
Os recursos minerais não metálicos são muito abundantes na Natureza. A sua utilização é tão ampla que são considerados bens de primeira necessidade. As areias, as argilas e as rochas (ex. granito, basalto, mármore e calcário) são exemplos de minerais não metálicos.
Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, que são utilizados como matérias-primas, nomeadamente na construção e na ornamentação.
Como referenciar: Porto Editora – recursos minerais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-20 10:51:21]. Disponível em