Red Hot Chili Peppers

Os Red Hot Chilli Peppers surgiram em 1983, por iniciativa do vocalista Anthony Kiedis (n. 1962-11-01, Grand Rapids, Michigan, EUA), o baixista Flea (n. Michael Balzary, 1962-10-16, Melbourne, Austrália), o guitarrista Hillel Slovak (n. 1962-05-31, Israel - m. 1988-06-25) e o baterista Jack Irons (n. 1962-07-18, Califórnia, EUA). No ano seguinte, Slovak e Irons deixaram o grupo, sendo substituídos por Jack Sherman e Cliff Martinez, respetivamente. No mesmo ano, foi editado o álbum homónimo da banda, que passou despercebido e deixou o grupo descontente com o seu produtor, Andy Gill.
Em 1985, Slovak regressou ao grupo (saindo Sherman) e foi editado Freaky Styley, produzido por George Clinton. Este álbum capturou o verdadeiro estilo punk-funk do grupo e incluiu o tema "Hollywood Africa". Neste período, o uso de drogas acentuou-se por parte de alguns membros da banda. Martinez saiu, tendo entrado para o seu lugar o regressado Jack Irons. A banda foi alargando a sua base de fãs, nomeadamente através dos seus concertos. A destoar dos restantes membros e cada vez mais envolvido pelas drogas, Slovak afastou-se cada vez mais do espírito do grupo, especialmente em atuações ao vivo em que mostrava dificuldade em acompanhar a banda, enganando-se inclusivamente em algumas notas. Em 1987 surgiu Uplift Mofo Party Plan (1987) e, um ano depois, o EP Abbey Road. Em junho de 1988, Slovak morreu devido a overdose de heroína, sendo substituído por Duane McKnight. No final do ano, Chad Smith (n. 1962-10-25, St. Paul, Minnesota, EUA) entrou para o lugar de Jack Irons e o próprio McKinght foi substituído por John Frusciante, guitarrista que seria determinante na evolução qualitativa do grupo, facto patente no álbum Mother's Milk (1989). Deste trabalho fizeram parte temas como "Knock Me Down" e "Higher Ground" (um original de Stevie Wonder). O tema "Show Me Your Soul" foi integrado na banda sonora do filme Pretty Woman, tornando-se também num grande sucesso.
A década de 90 trouxe ao grupo o reconhecimento mundial e o êxito comercial que lhe havia escapado nos cinco trabalhos anteriores. Em 1991 editaram Blood Sugar Sex Magik, do qual fizeram parte os clássicos "Give It Away" e "Under The Bridge". O álbum atingiu a marca da platina e proporcionou-lhes o prémio Grammy para a categoria de Melhor Desempenho Hard Rock com o tema "Give It Away". O ano de 1993 foi um período de alguma turbulência no seio dos Red Hot Chili Peppers. Frusciante abandonou o grupo durante a digressão de Blood Sugar... e foi, para esse efeito, substituído pelo guitarrista Arik Marshall. Antes de iniciarem a preparação do álbum seguinte, o grupo integrou Jesse Tobias no lugar de Marshall. O antigo guitarrista Jack Sherman processou o grupo nove anos depois de dele ter feito parte, alegando não ter sido devidamente recompensado pelo seu trabalho. Em finais de 93, Tobias deixou, também ele, a banda, entrando para o seu lugar o ex-guitarrista dos Jane's Addiction, Dave Navarro (n. 1967-06-07, Santa Mónica, Califórnia, EUA).
Em 1994, os Red Hot atuaram no Woodstock 94, já com Navarro plenamente integrado. Nesse mesmo ano começaram a trabalhar no novo álbum, que seria editado em 1995 com o título One Hot Minute. Incluindo temas como "Aeroplane", "Walkabout", "Friends", "Warped" e "Pea", este trabalho devolveu aos Red Hot Chili Peppers o detaque na elite do rock.
Em 1996, o grupo gravou uma versão de "Love RollerCoaster" dos Ohio Players, e editou-a na banda sonora da série de animação Beavis & Butthead. O tema foi um êxito imediato nas tabelas de vendas. No mesmo ano participaram no álbum de tributo a John Lennon através do tema "I Found Out".
Em 1998, Dave Navarro deixou a banda para se dedicar ao seu projeto, Spread, e foi substituído pelo regressado John Frusciante. No ano seguinte, foi editado o mega-sucesso Californication, produzindo os singles "Scar Tissue", "Around The World", "The Other Side" e "Californication". No mesmo ano, a atuação dos Red Hot no encerramento do festival Woodstock'99 acabou em cenas de grande violência entre o público, com referência a vários assaltos e incêndios.
O oitavo álbum de estúdio da banda surgiu em 2002. By The Way manteve a mesma filosofia sonora do seu antecessor, produzindo outros singles de êxito, como "By The Way", "The Zephyr Song" e "Can't Stop". Este disco veio provar que os Red Hot Chilli Peppers estavam mais maduros, sem perder o espírito rebelde que os catapultou para o estrelato. No ano seguinte, a Warner, aproveitando o embalo da carreira do grupo, editou Greatest Hits, uma compilação que incluía os principais êxitos da banda, acompanhada por um DVD com os melhores vídeoclips dos Red Hot Chilli Peppers.
Em 2006, foram um dos grupos convidados a atuar no Rock in Rio, realizado em Lisboa.
Como referenciar: Red Hot Chili Peppers in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 23:25:03]. Disponível na Internet: