referência deítica

Chama-se referência deítica ao fenómeno de indicação ou demonstração que acontece quando a construção do valor referencial de uma expressão depende do conhecimento das coordenadas enunciativas.
Embora a "dêixis", com frequência, designe quer este processo referencial quer o da referência anafórica, que depende do conhecimento do valor de uma outra expressão presente no contexto verbal, as duas referências são distintas. A referência anafória é relativa ao contexto linguístico enquanto a referência deítica diz respeito à própria situação de enunciação.
Do grego "deiktikós", que significa demonstrar, o termo deítico passou a significar "demonstrativo", ou seja, o que é capaz de apontar ou referenciar realidades específicas do ato enunciativo ou discursivo. Os deíticos atualizam a referência das restantes unidades lexicais num determinado ato enunciativo.
Como referenciar: referência deítica in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-05 06:45:41]. Disponível na Internet: