reflexão

A reflexão consiste na inversão da direção da propagação de um raio (de uma onda) ao incidir sobre a superfície-limite de um meio. Se a rugosidade da superfície-limite for comparável ao comprimento de onda do raio incidente, obtém-se uma difusão (reflexão difusa), isto é, os raios devolvidos encontram-se uniformemente distribuídos em todas as direções.
Pelo contrário, se a rugosidade for muito inferior ao referido comprimento de onda produz-se então uma reflexão propriamente dita, na qual se cumpre a lei de reflexão (ângulo de incidência igual ao ângulo de reflexão).
Geralmente só se reflete uma parte do raio incidente, dado que a outra penetra no meio sobre cuja superfície incide e é ali refratada. Contudo, se o raio ultrapassa um ângulo-limite determinado, produz-se a chamada reflexão total. A luz refletida encontra-se, regra geral, parcialmente polarizada. Este fenómeno permite tornar visível um corpo, visto que a sua cor depende dos comprimentos de onda por ele devolvidos e absorvidos. Denomina-se por corpo negro quando absorve todos e por corpo branco quando os devolve todos.
Como referenciar: reflexão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 13:20:32]. Disponível na Internet: