regata

As regatas são um dos mais antigos e tradicionais desportos, com origens que remontam ao Antigo Egito. Mas foi na Inglaterra, no século XVIII, que surgiram as primeiras regatas com espírito desportivo de competição.
No início do século XIX, as regatas inter-universidades ganharam grande popularidade. O rio Tamisa, em Londres (Inglaterra), começou a ser o cenário para várias provas e ainda hoje acolhe três das mais famosas regatas mundiais: a Dogget's Coat and Badge, a mais antiga regata do mundo, organizada anualmente desde 1715; a grande competição entre as universidades de Oxford e Cambridge, disputada desde 1829; e a Henley Royal Regatta, desde 1839. Nos Estados Unidos, a mais antiga prova entre universidades é a regata Harvard-Yale, realizada pela primeira vez em 1852.
Em 1892, a Federation Internationale de Societés d'Aviron tornou-se o primeiro organismo com responsabilidade de organizar as competições internacionais e as regatas olímpicas. As regatas fazem parte do espírito olímpico desde 1896, em Atenas. Nesses Jogos Olímpicos, só não se disputaram as primeiras provas de remo devido às más condições climatéricas. As competições de vela foram inseridas no calendário olímpico nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900.
Atualmente, as embarcações são cada vez mais rápidas, graças ao uso de fibras de carbono, alumínio e fibras óticas.
Como referenciar: regata in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:10:52]. Disponível na Internet: