relações laborais

Expressão que abrange o ramo de investigação e intervenção do conjunto de normas e práticas envolvidas nas relações coletivas de emprego e das instituições com este relacionadas, integrando as relações entre operários, grupos de trabalho, organizações representativas dos trabalhadores, dirigentes, empresas, organizações representativas dos empregadores e os organismos públicos.
Um dos pontos-chave das relações laborais diz respeito à discussão e ao acordo entre as organizações representativas dos trabalhadores e dos empregadores, sobre a classificação das profissões, designadamente no âmbito da contratualização coletiva de trabalho (que integra salários, planos de carreira e descrição das funções).
A análise das relações laborais constitui um trabalho interdisciplinar que ocupa um lugar de relevo na Sociologia Industrial e do Trabalho, assim como na História do Movimento Sindical.
Como referenciar: relações laborais in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:16:07]. Disponível na Internet: