relógio de quartzo

Um relógio de quartzo consiste num relógio baseado num cristal piezoelétrico de quartzo. O primeiro relógio de quartzo foi proposto pelo casal Curie em 1880 e a sua utilização pela primeira vez foi em 1920.
Cada cristal de quartzo possui uma frequência natural de vibração, a qual depende do seu tamanho e forma. Se um destes cristais é introduzido num circuito eletrónico oscilante, que vibra a uma frequência muito próxima da frequência natural do cristal, a totalidade do circuito (incluindo o cristal) oscilará à frequência natural do cristal, e a frequência manter-se-á constante durante períodos consideráveis (um bom cristal manterá a oscilação durante um ano, com um erro acumulado de menos de 0,1 segundos). Num relógio de quartzo, a corrente alternada, proveniente do circuito oscilante que contém esse cristal, é amplificada e a frequência subdividida até que seja conveniente para fazer mover um motor sincronizado, que por seu turno faz movimentar uma engrenagem de rodas dentadas que faz rodar os ponteiros. Em alternativa, é usado para ativar um mostrador digital.
Como referenciar: relógio de quartzo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 18:31:55]. Disponível na Internet: