resumo

Termo empregue para designar um procedimento de condensação de um texto.
Este procedimento obedece a regras específicas para a sua realização. É necessário manter o texto-base, apresentando apenas as ideias principais e suprimindo palavras ou frases que remetam para detalhes secundários ou, então, referi-los, por generalização, como, por exemplo, num caso de enumeração. Na elaboração do resumo, é obrigatório manter a ordem das ideias tal como surgem no texto-base, preocupando-se em apresentá-las de maneira correta. Para além disso, é também necessário manter a forma gramatical usada no texto original. Para transmitir as ideias do enunciado, deve utilizar-se sinónimos das palavras que se encontram no texto original, evitando repetir frases e fazer quaisquer comentários ou opiniões pessoais sobre o assunto abordado.
A linguagem deve ser corrente, sem marcas estilísticas, procurando expor de forma objetiva e sucinta o pensamento do autor.
Em narratologia, o termo é usado para designar um procedimento no qual o tempo da história é condensado no tempo do discurso, isto é, os acontecimentos passados num período de meses ou anos da história são brevemente referidos no discurso.
Como referenciar: resumo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 05:57:33]. Disponível na Internet: