retificador

Um retificador consiste num dispositivo conversor de corrente elétrica utilizado em engenharia elétrica para obter uma corrente contínua (c.c.) a partir de uma corrente alternada (c.a.), fornecida por uma fonte de alimentação.
Este aparelho é de grande utilidade, uma vez que grande parte da energia elétrica é gerada, transmitida e fornecida sob a forma de corrente alternada, enquanto que muitos dispositivos, desde aparelhos de televisão a motores elétricos, trabalham em corrente contínua.
Há aparelhos que incluem placas retificadoras, díodos termo-iónicos ou díodos semicondutores. Um único díodo produz uma retificação de meia onda, deixando fluir a corrente apenas numa direção, durante o correspondente semiciclo da corrente alternada. Trata-se de um processo pouco eficiente pois, durante metade do tempo, o fornecimento de energia não é realizado.
No entanto, uma ponte retificadora, constituída por quatro díodos, efetua uma retificação de onda completa, uma vez que ambos os semiciclos da corrente alternada (positivo e negativo) produzem, à saída, uma corrente que flui sempre na mesma direção. Neste caso, os mais usuais são do tipo díodo semicondutor (cobre-óxido, selénio, germânio, silício) ou de vapor de mercúrio, constituídos por uma lâmpada de cátodo incandescente, cheia de vapor de mercúrio, no interior da qual se produzem descargas do cátodo para o ânodo exclusivamente.
O rendimento de um retificador é dado pelo quociente entre a potência de saída e a de entrada.

Como referenciar: retificador in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 19:40:32]. Disponível na Internet: