reversibilidade

A reversibilidade consiste numa propriedade que expressa a possibilidade de fazer com que os processos físicos decorram em sentido contrário, variando infinitesimalmente as condições que os provocam.
O conceito de reversibilidade tem grande importância em termodinâmica (na fundamentação do seu segundo princípio), já que se trata do único tipo de processos que gastam a menor quantidade possível de energia; assim, reversivelmente, os processos físicos dão o seu maior rendimento.
Na prática, não se consegue obter uma evolução completamente reversível de um processo, pois para isso acontecer esta deveria decorrer de uma forma infinitesimal, e, portanto, demorar um tempo infinito a concluir-se. Porém, com vista a obter o maior rendimento possível, os motores, máquinas, etc., são concebidos de tal modo que os processos neles efetuados sejam extremamente semelhantes a processos reversíveis.
Como referenciar: Porto Editora – reversibilidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-21 17:01:50]. Disponível em