Rhonda Byrne

Escritora e produtora de televisão australiana, Rhonda Byrne, nascida em 1955, tornou-se famosa em todo o mundo com o seu livro de autoajuda The Secret (O Segredo), que foi uma das obras mais vendidas em Portugal em 2007.
Rhonda Byrne, enquanto produtora de televisão na Austrália, foi responsável pelas séries World’s Greatest Commercials e Marry Me.
A produtora de televisão sofreu em 2004 uma depressão, depois de ter vivido uma série de acontecimentos que a abalaram profundamente, nomeadamente a morte do seu pai. Em simultâneo, a produção de uma série televisiva sobre crimes, Sensing Murder, originou diversos problemas, acabando por desencadear graves incompatibilidades entre a produtora e colegas de trabalho. Pouco tempo depois, a produtora soube que estava na bancarrota. A sua filha, Hailey, ao ver o seu estado depressivo, recomendou-lhe a leitura de uma obra de 1910, da autoria de Wallace Wattles, intitulada The Science of Getting Rich. O autor defendia que os pensamentos eram como ímanes, os maus atraíam más situações e os bons originavam prosperidade. A isto chamava lei da atração.
Foi a partir daí e da sua recuperação pessoal que Rhonda Byrne começou a congeminar a conceção de uma obra sobre o pensamento positivo e decidiu produzir um documentário, que viria a ter grande divulgação através da Internet.
O Segredo, baseado na chamada lei da atração, pretende indicar o caminho para o sucesso pessoal, dependendo isso apenas do empenho de cada um. Segundo a autora, através da lei da atração é possível alcançar o sucesso a nível de dinheiro, relações interpessoais, saúde, entre outros.
Rhonda Byrne faz parte do Movimento do Novo Pensamento e da Nova Era, sendo este último movimento um dos que tem por princípio a lei da atração.
O Segredo deu origem a um livro com o mesmo nome e tema, que foi também um grande sucesso.
O documentário e o seu conteúdo, repetidas vezes citados no programa televisivo da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, foram alvo de debates, conferências e estudos envolvendo especialistas em diversas matérias.
Em 2007, Rhonda Byrne foi considerada pela revista norte-americana Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo.
Como referenciar: Rhonda Byrne in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 21:12:43]. Disponível na Internet: