Ribeira do Roxo
Afluente da margem direita do rio Sado, que nasce nas proximidades de Beja. O seu percurso é de cerca de 50 quilómetros. Nesta ribeira foi construída a barragem do Roxo, que tem uma área inundada de 1378 hectares e uma capacidade útil de 89,5 hm3.
Partilhar
Como referenciar
Ribeira do Roxo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ribeira-do-roxo [visualizado em 2026-07-30 07:39:18].
Outros artigos
-
BejaAspetos geográficos Cidade do Baixo Alentejo, capital de distrito e sede de concelho, Beja constitui...
-
Rio RenoRio que nasce de um glaciar, nos Alpes Suíços, a 200 quilómetros da nascente do Ródano. Desagua no m
-
Rio XévoraRio luso-espanhol, afluente da margem direita do Guadiana. Nasce na serra de S. Mamede e, no início
-
Rio SenaRio de França, nasce no planalto de Langres, próximo de Dijon, e atravessa Paris, dividindo a cidade
-
Rio PóRio da Itália, nasce no monte Viso, nos Alpes Cotianos, e desagua no mar Adriático, a sul da cidade
-
Rio TocantinsRio que nasce com o nome Maranhão, na serra do Paraná, a uma altitude aproximada de 1100 metros e a
-
Rio TigreRio da Turquia e do Iraque, nasce num lago de montanha do Curdistão turco e, numa curta distância, s
-
Rio ParanáRio da América do Sul, nasce no estado brasileiro de São Paulo e desagua no rio da Prata. Tem uma ex
-
Rio TibreRio de Itália, pensa-se que o seu nome derivará de Tíber, filho do deus romano Janos. Nasce perto do
-
Rio SenegalRio que nasce na Guiné-Conakri, no maciço de Fouta Djalon (Futa Djalon), com o nome de Bafing. Corre
Partilhar
Como referenciar 
Ribeira do Roxo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ribeira-do-roxo [visualizado em 2026-07-30 07:39:18].