Ricardo Bofill

Arquiteto catalão, Ricardo Bofill nasceu em 1939, em Barcelona, Espanha. Formou-se pela Escola de Arquitetura de Genebra, Suíça. Em 1965, em conjunto com um grupo de arquitetos, engenheiros, sociólogos, escritores, economistas e outros intelectuais, funda o atelier Taller de Arquitetura de Barcelona.
O gabinete inicia uma série de projetos de grande envergadura, utilizando uma linguagem expressionista e uma grande complexidade espacial e encetando uma pesquisa de novas tipologias habitacionais, de que é exemplo o complexo habitacional Walden 7 (1970-75) nos arredores de Barcelona.
O desenvolvimento desta linha é coerente com a sua posterior adesão ao movimento designado por Pós-modernismo, que pôs em causa o purismo do Movimento Moderno. Em 1980, participa na Bienale de Veneza que, sob o lema "A presença do passado", pretendia ser um manifesto para uma renovação estética dos arquitetos habitualmente conotados com este movimento, dos quais Bofill representa a linha mais historicista. No seu projeto para o Complexo Habitacional Abraxas em Marne-la-Vallé (França-1978-83), explora a linguagem barroca até ao limite.
Como referenciar: Ricardo Bofill in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 16:20:59]. Disponível na Internet: