Artigos de apoio

Richard Avedon
Fotógrafo norte-americano, Richard Avedon nasceu em 1923, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e faleceu em 2004.
Na sua infância, Avedon está em permanente contacto com a moda e com a fotografia. O seu pai era proprietário de uma revista feminina e a sua mãe colecionava revistas de moda, para além de a fotografia ser um passatempo familiar.
Em 1942 cumpre o serviço militar no departamento de fotografia da marinha mercante e em 1945 apresenta portfólio àquele que viria a ser o seu mentor, A. Brodovitch, diretor artístico da Harper's Bazaar. A partir deste seu ato Avedon passa a colaborar com esta publicação, colaboração essa que viria a durar 20 anos.
Abre estúdio próprio em 1946 e a partir de 1950 trabalha como fotógrafo independente para as revistas Life, Look e Graphis. Começa também a trabalhar para a revista Vogue (1966), para quem trabalha ainda hoje.
A fotografia de moda de Avedon é fresca e simples e introduz um elemento novo, a personalidade do modelo. Os seus modelos são mulheres belas e elegantes e movem-se em ambientes que podem ir desde a simplicidade do estúdio fotográfico até exteriores quotidianos como cafés, circos, ruas movimentadas, etc.
Ele é o primeiro a combinar a tradição estática do estúdio e o movimento. Esta acritude de Avedon é comum também nos seus retratos, a sua segunda atividade. Desvia o sujeito do seu ambiente natural e fotografa-o com uma perfeição cirúrgica com a sua câmara de formato 20 X 25 cm.
Uma retrospetiva da sua obra é apresentada em Nova Iorque no Whitney Museum e percorre, depois, cidades como Milão, Colónia e Los Angeles (1993-1994).
Como referenciar: Richard Avedon in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-23 01:44:22]. Disponível na Internet: