Richard Bach

Escritor norte-americano nascido a 23 de junho de 1936, em Oak Park, no estado do Illinois, sendo descendente direto do compositor Johann Sebastian Bach.
Aos 19 anos, Richard Bach entrou para a Universidade Estadual da Califórnia em Long Beach. Grande amante de aviões e da aviação, ao mesmo tempo que frequentava as aulas na universidade tinha aulas de piloto. Entre 1956 e 1959 esteve na Força Aérea norte-americana, onde tirou o brevete de aviador.
Durante a década de 60 esteve à frente da Associação de Aviões Antigos e, ao mesmo tempo, era piloto de voos charter, instrutor de voo e organizava pequenos passeios de avião. A sua paixão pelos aviões levou a que ainda tivesse tempo para escrever artigos para diversas revistas de aviação. Escrever, aliás, era uma paixão antiga que desenvolveu quando estudava no ensino superior. Em 1963 escreveu o seu primeiro livro Stranger to the Ground, seguido de Biplane, em 1966, e Nothing By Chance, em 1969. Todos tinham em comum o facto de versarem a aviação.
Em 1970 publicou o seu maior sucesso de sempre e um dos maiores êxitos literários do mundo, Fernão Capelo Gaivota. O livro, que tinha começado a idealizar onze anos antes, retratava uma gaivota existencialista que tentava convencer o seu bando a explorar as maravilhas de voar por prazer, sem ser por necessidade. A gaivota acabou por ser banida do bando. Esta obra começou por ter uma edição de apenas 7500 cópias, mas mesmo quase sem publicidade ao fim de dois anos já tinha vendido mais de um milhão de exemplares em todo o Mundo. O livro liderou durante dez meses a tabela de vendas do jornal New York Times. Apesar das críticas não terem sido muito positivas, Fernão Capelo Gaivota transformou-se numa obra de referência.
Em 1973 foi feito um filme baseado neste livro, realizado por Hall Bartlett e com música de Neil Diamond.
Os livros seguintes de Richard Bach abordaram invariavelmente temas como a vida, as relações e a encarnação. O primeiro deles, Gift of Wings, de 1974, é uma coletânea de ensaios, a maioria com ligações à arte de voar. O próprio passado e as relações com a mulher surgem também como temas privilegiados da obra do autor. Bach tinha casado em 1977 com a atriz Leslie Parrish, que havia conhecido durante a rodagem do filme Fernão Capelo Gaivota.
A partir de 1998 a Internet foi outro meio encontrado por Richard Bach para contactar com os seus seguidores, com quem partilha pensamentos e a quem responde a questões.
Como referenciar: Richard Bach in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-25 17:42:36]. Disponível na Internet: