ringgit

O ringgit é a moeda oficial da Malásia e tem por símbolo RM e por código MYR. É divisível em 100 sen.
Foram lançadas moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 sen e notas de 1, 2, 5, 10, 50 e 100 ringgit. Entretanto foi anunciado para 2008 o fim das moedas de 1 sen, dado que todos os preços foram arredondados para o valor 5.
O ringgit é emitido pelo Banco Negara e cunhado pela Real Casa da Moeda da Malásia. O ringgit também é conhecido de forma não oficial por dólar da Malásia.
Ringgit quer dizer denteado e inicialmente a palavra era usada para definir os dólares espanhóis com as extremidades serradas que circularam na região.
Esta designação, assim como sen (que provém de cent, palavra inglesa para cêntimo) foi oficialmente adotada em agosto de 1975 em substituição de dólar e cêntimo, respetivamente.
As notas de ringgit ostentam a imagem de Tuanku Abdul Rahman, o primeiro soberano da Malásia, e dos tradicionais veados kijang da região (o símbolo do banco Negara), assim como de edifícios importantes, como o parlamento e museus, entre outros, nomeadamente as imponentes torres gémeas de Kuala Lumpur.
As notas distinguem-se pela sua cor, da seguinte forma; 1 (azul), 2 (lilás), 5 (verde), 10 (vermelho), 50 (azul-cinzento), 100 (violeta).
Já as moedas trazem representado na sua face o Parlamento nacional, enquanto no verso surge o valor.
Antes do ringgit vigorou na Malásia o dólar do Bornéu da Malásia e britânico, que circulou até 1967, altura em que deu lugar ao dólar malaio. O estado da Malásia havia sido fundado em 1963 e, desde esse ano, que era o Banco Negara o responsável pela moeda do país.
Até à década de 90, a moeda malaia ostentou o símbolo do dólar ($) que só então foi substituído por “RM” (Ringgit da Malásia).
As primeiras moedas de que há conhecimento que tenham circulado na Malásia surgiram no século XV e tinham inscrições em árabe, dado terem sido introduzidas pelo sultão de Malaca. Em 1511, os portugueses conquistaram Malaca e levaram para a região as primeiras moedas europeias. Nos séculos XVI e XVII introduziram moedas de ouro e estanho pelos vários sultões que governaram na região, que vigoraram até ao século XX. Coube então aos chineses levarem o seu dinheiro para a Malásia.
Como referenciar: ringgit in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 03:05:21]. Disponível na Internet: