Ringo

Ray Ringo é um personagem de banda desenhada criado por William Vance, tendo surgido na revista Tintin belga a 10 de agosto de 1965.
Trata-se de um western em que o protagonista, o solitário Ray Ringo, se envolve em aventuras bem originais, passadas nos Estados Unidos da América durante a década de 60 do século XIX, tendo como pano de fundo cenários indefinidos, de clara inspiração cinematográfica, sem grandes pontos de referência.
Em Le Serment de Gettysburg, em plena Guerra de Secessão, Ringo estabeleceu amizade com um sulista, com o qual fez um juramento que se sobrepõe às divergências políticas de ambos, prometendo reencontrar-se no final da guerra. Já Trois Salopards dans la Neige apresenta um cenário implacavelmente marcado por um forte nevão nas Black Mountains, com Ringo a tentar resgatar uma preciosa carga e os passageiros transportados por uma diligência da mítica Wells-Fargo.
Inicialmente William Vance concebeu Piste pour Santa Fé (1965) a solo, sendo as duas histórias seguintes, La Ville de la Peur e Le Serment de Gettysburg (1966), escritas por Jacques Acar. Yves Duval fez o argumento de duas curtas histórias, L'Or des Déserteurs e El Diablo s'en Mêle (1970), publicadas na revista Tintin Sélection, periódico onde surgiu ainda a derradeira história da série, Trois Salopards dans la Neige (Três Bandidos na Neve), em coautoria com André-Paul Duchâteau (1976). Como resultado da dispersão cronológica das histórias, é notória a evolução do traço de William Vance quando se lêm as aventuras de Ringo.
A série sofreu claramente o efeito de popularidade de outros westerns anteriores e melhor implantados entre os leitores, como sucedeu com Jerry Spring (de Jijé) e Blueberry (de Charlier e Giraud), razão para a sua curta e dispersa carreira editorial.
A Dargaud (França) e a Lombard (Bélgica) editaram conjuntamente 3 álbuns desta curta série: Piste pour Santa Fé (1968), Le Serment de Gettysburg (1969) e Trois Salopards dans la Neige (1978), tendo a Lombard apresentado em 2004 dois álbuns com todas as histórias de Ringo, integrados na Coleção "Tout Vance".
Em Portugal, Ringo surgiu no número inaugural da revista Tintin (1968), onde foi presença constante nos dois primeiros anos de publicação, reaparecendo somente em 1981. No total, publicaram-se quatro histórias na Tintin, para além de um outro episódio na revista Mundo de Aventuras, ainda em 1981, ano em que foi editado o único álbum da série disponível em português, Três Bandidos na Neve, pela Livraria Bertrand.
Como referenciar: Porto Editora – Ringo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-21 20:08:24]. Disponível em