Rio Iguaçu

Afluente do rio Paraná, no Brasil, nasce da junção dos rios Iraí e Atuba, no local denominado "marco zero do rio" no leste do município paranaense de Curitiba.
O seu curso segue o sentido geral leste-oeste e faz fronteira entre o Brasil e a Argentina. Tem um percurso aproximado de 910 km e desagua no rio Paraná. Próximo da foz apresenta as cataratas do Iguaçu, que são as maiores quedas em volume de água do planeta.
Para minimizar o efeito das cheias frequentes na região do marco zero, os leitos dos rios Iraí e Atuba foram retificados pela construção de canais extravasadores e, consequentemente, criado um marco artificial a umas centenas de metros do já existente.
O rio Iguaçu está fortemente poluído no troço que atravessa a região metropolitana de Curitiba, pois recebe o lixo doméstico de cerca de 3 milhões de habitantes, razão pela qual, ao deixar Curitiba, é um rio praticamente morto, de cor escura, com cheiro a ácido sulfídrico e transportando toda a espécie de detritos.
Como referenciar: Rio Iguaçu in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 16:01:18]. Disponível na Internet: