Rio Lis

Rio da Beira Litoral que nasce no lugar das Fontes, perto de Cortes, atravessa a cidade de Leiria e desagua a 39,5 quilómetros mais a norte, no oceano Atlântico, junto à Praia da Vieira. O escoamento anual na foz do rio Lis é, em média, de 300 hm3. Não apresenta capacidade de armazenamento de recursos hídricos em regime regularizado.
As águas do rio Lis permitem um aproveitamento hidroagrícola das suas margens, destacando-se a cultura do milho, a horticultura e os pomares. A força motriz deste rio tem proporcionado o desenvolvimento de algumas indústrias na zona envolvente (moagem do milho, do trigo e, mais recentemente, as rações concentradas).
É de referir ainda a presença do lagar de azeite, propriedade de Afonso Lopes Vieira, e a de vários moinhos de água ao longo do rio.
A lenda do rio Lis e do seu afluente Lena pressupõe a existência de um elo amoroso entre ambos, uma vez que, após os dois cursos de água nascerem perto um do outro e percorrerem caminhos diferentes, acabam por se unir e formar um só rio.
Como referenciar: Rio Lis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-17 00:06:41]. Disponível na Internet: