Rio Volta

Rio de grande importância para a África Ocidental . Nasce em Burkina, da junção dos rios Volta Negro (Mouhoun), Volta Vermelho (Nazinon) e Volta Branco (Nakambé). Estes rios correm em cursos sinuosos e dirigem-se repentinamente para sul onde se reúnem, já no Gana, perto da grande cidade hanseática de Salaga, para formar o rio Volta. Em Akosombo – Staudamm, o rio forma o lago Volta, um dos maiores lagos artificiais do mundo, e segue depois para sudoeste. Desagua no golfo da Guiné tendo à direita a lagoa de Ada e à esquerda a lagoa de Keta, numa área de grande produção de sal.
Juntamente com o Volta Negro, o rio Volta atinge um comprimento de 1819 km.
Os três rios atravessam grandes planícies que, devido ao facto de estarem sujeitas a constantes inundações, são focos de epidemias o que impede a fixação de populações.
O nome deste rio teve influência na bandeira e no nome da antiga colónia francesa Alto-Volta, atual república de Burkina Faso.
Como referenciar: Rio Volta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-23 10:50:32]. Disponível na Internet: