Roark Bradford

Escritor norte-americano, Roark Bradford nascido a 21 de agosto de 1896, em Lauderdale, no estado do Tennessee. Oriundo de uma família numerosa, mas com raízes proeminentes da história colonial sulista, teve, no entanto, poucos estudos. Durante a Primeira Grande Guerra serviu no Exército, tornando-se depois instrutor em Ciências Militares e Tática na Escola de Mecânica e Agrícola do Mississipi. Despedido em 1920, passou a trabalhar como repórter no Georgian de Atlanta até 1922.
Em 1924 mudou-se para Nova Orleães, onde fez parte dos quadros do Times-Picayune. Em 1926 resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro, publicando contos em revistas como a World nova-iorquina. Em 1928 publicou o seu primeiro livro, Ol'Man Adam Na'His Chillun, coletânea de histórias anteriormente publicadas na World, baseadas sobretudo nas experiências de Bradford quando em contacto com os negros da plantação do seu pai. A obra foi galardoada com um Prémio Pulitzer em 1930 e adaptada para o cinema em 1936. Bradford procurou descrever nos seus romances não só a vida e as crenças dos negros americanos, como também dar uma perspetiva histórica à sua maneira de ser e de estar, exemplificada em This Side Of Jordan (1929). A sua obra foi revista pela influência dos movimentos de consciencialização dos direitos humanos, descontentes com o modo como Bradford era condescendente com os negros. É no entanto de salientar que Ol'Man Adam Na'His Chillun originou um filme em que participavam só atores de etnia africana, e que tem sido considerado o primeiro folklorista da cultura rural afro-americana, já que o tempo passado na sua infância a escutar os contadores de histórias na plantação da família lhe permitiu falar desse mundo com uma certa candura.
Entre 1942 e 1946 serviu como tenente na Reserva Naval dos Estados Unidos da América, comissionado pelo Gabinete de Treino Aeronáutico do Departamento da Marinha. Contraiu amibíase na África Oriental de expressão francesa em 1943, ao serviço da Marinha. Em 1946 aceitou um cargo letivo no Departamento de Inglês da Universidade de Tulane.
Faleceu a 13 de novembro de 1948, em Nova Orleães.
Como referenciar: Roark Bradford in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 20:26:09]. Disponível na Internet: