Robert Baden-Powell

General inglês, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu a 22 de fevereiro de 1857 e faleceu em 1941. Foi o fundador do movimento escutista e o principal autor da sua doutrina.

Teve uma carreira militar notável, principalmente na África e na Ásia, e foi considerado herói nacional aquando do cerco a Mafeking na guerra dos Boéres, na África do Sul (1899-1902). A partir de 1907 dedicou-se ao desenvolvimento do escutismo, que rapidamente conheceu divulgação mundial.

Os princípios básicos estabelecidos por Baden-Powell visam desenvolver o sentido de aventura e, ao mesmo tempo, de responsabilidade, aprender a agir e a ser autossuficiente através da experiência e, não menos importante, promover o relacionamento entre crianças e jovens de várias idades, para que desta forma possam aplicar uma das leis fundamentais do escutismo: "fazer o bem".

Escreveu uma obra célebre sobre o escutismo, primeiro publicada em capítulos e meses mais tarde compilada em livro, intitulada Scouting for boys (1908).
Como referenciar: Porto Editora – Robert Baden-Powell na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 14:37:28]. Disponível em