Robert Herrick

Poeta inglês, nascido em 1591, em Londres. Em novembro de 1592, o seu pai, Nicholas Herrick, um ourives próspero, suicidou-se ao atirar-se de um quarto andar para a rua, dois dias depois de ter feito o seu testamento. Sob risco de ver toda a herança confiscada pelas autoridades, como era então uso na época, no caso de suicídio, a família teve que recorrer ao suborno para poder reaver a sua propriedade.
Embora não haja notícia dos estudos primários de Herrick, aventa-se a possibilidade de ter frequentado a Westminster School. Sabe-se, não obstante, que passou a maior parte da sua infância em Hampton, até se ter tornado, em 1607, aprendiz do seu tio, joalheiro régio em Londres, cidade em que permaneceu até 1613. Nesse ano, ingressou no St. John's College de Cambridge, onde obteve o bacharelato, em 1617, e a licenciatura, em 1620. A sua experiência em Cambridge resultaria também no contacto com a poesia de Ben Johnson, do qual Herrick é geralmente considerado discípulo, e na presença em tertúlias literárias da cidade de Londres. A 24 de abril de 1623, Herrick foi ordenado sacerdote episcopal e, cinco anos depois, seria o capelão do Duque de Buckingham na sua desastrosa expedição à Ilha de Ré. Em 1629 foi-lhe dado o cargo de prior, na tranquilidade rural de Devonshire, onde escreveria o melhor da sua obra. Foi, no entanto, forçado a abandonar a sua posição em 1647, devido às suas opiniões políticas, já que recusara os acordos do interregno da Commonwealth, pelo que regressou a Londres. Em 1648 publicou a sua maior coletânea, Hespérides, obra que constava de 1200 poemas, nos quais se incluíam alguns cânticos sagrados.
Herrick nunca casou, e suspeita-se mesmo que as muitas mulheres mencionadas nos seus poemas seriam imaginárias. Com a restauração da monarquia em 1660, Carlos II devolveu-lhe o priorado Devonshire, onde permaneceu até à data da sua morte, em 1674, aos oitenta e três anos de idade.

Como referenciar: Robert Herrick in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 18:54:20]. Disponível na Internet: