Robert S. Woodworth

Psicólogo norte-americano, Robert Sessions Woodworth nasceu em Belchertown, no estado de Massachusetts, Estados Unidos da América, a 17 de outubro de 1869.
Woodworth estudou na Universidade de Harvard, onde trabalhou com William James e com James Mckeen. Mais tarde, doutorou-se na Universidade de Columbia, em 1899, onde se tornou professor a partir de 1909. Em 1914, foi eleito presidente da Associação Psiquiátrica Americana.
Em 1901, em colaboração com Edward Thorndike, demonstrou que a aprendizagem não pode ser transferida de pessoa para pessoa, concluindo que a instrução é uma questão de aperfeiçoamento nas capacidades de aprendizagem. Por isso existem diferenças quando se analisa a capacidade de aprendizagem entre indivíduos diferentes. Para Woodworth, as questões mais importante na psicologia são o comportamento e a consciência. Acreditava que o comportamento era uma função resultante da estimulação do ambiente juntamente com a própria constituição do organismo e da personalidade do sujeito. Opunha-se deste modo à corrente behaviorista em que o homem seria uma espécie de recetor de estímulos vindos do ambiente e respetivo emissor de respostas.
Woodworth criou ainda o primeiro questionário para medir comportamentos fora do padrão, ou considerados "anormais", o que serviu na altura como um espelho rudimentar na deteção e consequente aconselhamento e tratamento para desordens comportamentais.
Escreveu em 1918 um livro chamado Dynamic Psychology onde faz uma tentativa para explicar o comportamento do ser humano a partir da utilização de várias teorias psicológicas tais como a da motivação, da perceção, entre outras.
Escreveu ainda Psychology (1921), que se transformou na época num texto bastante aconselhado nesta matéria, um género de manual.
Ao longo da sua carreira, Woodworth tentou desenvolver uma teoria psicológica baseada em observações científicas de que tentava mais tarde fazer generalizações ponderadas e refletidas.
Robert Sessions Woodworth morreu no dia 4 de julho de 1962 na cidade de Nova Iorque.

Como referenciar: Robert S. Woodworth in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 22:48:56]. Disponível na Internet: