Robert Woodrow Wilson

O físico norte-americano Robert Woodrow Wilson nasceu em 10 de janeiro de 1936 em Houston, no Texas.
Filho de um empregado de uma companhia texana de petróleo, Robert acompanhava frequentemente o pai aos campos petrolíferos no Texas onde cedo se familiarizou com o equipamento mecânico e elétrico com que o seu pai trabalhava. Herdou do pai o gosto pela eletrónica e começou a reparar rádios e mais tarde televisões, quer por divertimento quer para ganhar algum dinheiro.
Estudou na escola pública em Houston, tendo tido aulas de piano durante vários anos e tocado trombone na banda local. Passou pelo ensino secundário sem se ter distinguido com exceção das ciências e da matemática, às quais revelou ser um aluno excelente. Tal valeu-lhe a admissão na Universidade de Rice, onde se graduou com distinção honrosa a Física em 1957. Em 1962 ingressou no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) onde fez uma pós-graduação em Física com uma dissertação sobre a utilização da radioastronomia no mapeamento de partes da Via Láctea. No ano seguinte trocou a Califórnia por New Jersey para trabalhar nos Laboratórios Bell. Aí começou a trabalhar com Arno Penzias na preparação para o início da transmissão por satélite de sinais de radiodifusão.
Quando estavam a tentar melhorar a receção de um dos seus aparelhos, encontraram um pequeno problema de ruído de fundo que não conseguiam resolver. Depois de um trabalho exaustivo anotando as características da inquietante interferência e de excluir uma a uma todas as possibilidades concluíram que a fonte era o próprio Universo. Tinham acabado de descobrir a "radiação cósmica de fundo" que o físico Robert H. Dicke da Universidade de Princeton procurava como uma prova da existência do Big-bang. Este foi um passo fundamental para a compreensão sobre a origem do Universo e valeu a Wilson e Penzias como reconhecimento do seu trabalho o prémio Nobel da Física de 1978, que compartilharam com o físico Russo Peter Kapitza.
Desde 1978 desempenha funções de professor adjunto na Universidade estadual de Nova Iorque.
Como referenciar: Robert Woodrow Wilson in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-26 10:08:11]. Disponível na Internet: