Robie House

Construída em 1909, situa-se em Chicago, na Avenida Woodlawn e é da autoria de Frank Lloyd Wright (1869-1959).
A arquitetura funcionalista orgânica, característica da Robie House, baseia-se na harmonia do edifício como ambiente para obtenção de um sentido de unidade, como forma adequada à função inerente a cada parte ou elemento do edifício. O arquiteto Frank Lloyd Wright desenvolve em espaço aberto casas viradas para o exterior. Foi neste tipo de casas que experimentou um novo tipo de arquitetura que viria a influenciar a arte dos anos trinta e estaria nas origens da revolução moderna.
Os elementos arquitetónicos como paredes, tetos e janelas não deixam de existir enquanto tal, no entanto, sofrem uma transformação que os torna em objetos abstratos. O que sobressai desta construção e de todas as do género é a sua horizontalidade, conseguida através de elementos independentes que se prolongam ilimitadamente como é o caso das fileiras de janelas e dos beirais muito salientes. Dentro dos pressupostos da arquitetura orgânica a parede é concebida como uma estrutura permeável fazendo dialogar o interior e o exterior, resultando em edifícios altamente expressivos conciliados com a paisagem envolvente.
Tal como esta casa as restantes "casas da pradaria" construídas pelo arquiteto em redor de Chicago mostram exatamente essa grande fluidez dos espaços. A Robie House congrega o expressionismo da Falling Water e a sensação de deserto que deu a Talies'n West, transmitindo-se assim a capacidade que o arquiteto tem em adaptar as construções a paisagens diferentes. A colocação dos diferentes corpos arquitetónicos depende tanto da sua interpretação pessoal como do uso de um desenho analítico.
Como referenciar: Robie House in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 18:51:03]. Disponível na Internet: