Rocky

O que inicialmente se afigurava como um filme de pouca monta, quase de série B, com intérpretes pouco conhecidos para a época, tornou-se um sucesso estrondoso, premiado com três Óscares (Melhor Filme, Realizador e Montagem) e com direito a mais quatro continuações: Rocky II, em 1979; Rocky III, em 1982; Rocky IV, em 1985; e Rocky V, em 1990.
Realizado por John G. Avildsen em 1976, Rocky foi escrito e protagonizado por Sylvester Stallone que, à altura da rodagem, era um ator praticamente desconhecido. Stallone elaborou o argumento em apenas três dias e baseou-se num combate que assistira 10 anos antes entre o então campeão Cassius Clay e Chuck Wepner. O argumento foi rejeitado pelas produtoras mais importantes, porque Stallone colocou como condição principal ser o protagonista do filme. Finalmente, a United Artists aceitou as exigências de Stallone, disponibilizando perto de um milhão de dólares para as filmagens. A história centra-se na figura de Rocky Balboa (Stallone), um pugilista medíocre que almeja ter um dia uma grande oportunidade. Apaixona-se por Adrian (Talia Shire), o "patinho feio" do bairro, e ao mesmo tempo irmã de Paulie (Burt Young), seu melhor amigo. Consciente da sua reduzida valia técnica, resolve procurar os serviços de Mickey (Burgess Meredith), um velho treinador de boxe. À base de métodos pouco ortodoxos (correr atrás de galinhas e esmurrar carcaças de carne), Mickey desenvolve as potencialidades de Rocky. A grande oportunidade chega quando os agentes do campeão mundial Apollo Creed (Carl Weathers), para promover a sua imagem vitoriosa, decidem desafiar Balboa para um combate a ser efetuado no dia 4 de julho (feriado nacional). Surpreendendo tudo e todos, Balboa passa de ilustre desconhecido a campeão do Mundo, demonstrando a vitória da perseverança e do esforço. A cena mais memorável e que se tornou a imagem de marca deste filme foi a do treino de Balboa, que, ao conseguir subir as dezenas de lances de escadas do Museu de Arte de Filadélfia em tempo recorde, salta de punho em riste. Stallone, Shire (na categoria principal), Meredith e Young (na categoria secundária) foram nomeados para os Óscares.
Como referenciar: Rocky in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 02:56:15]. Disponível na Internet: