Artigos de apoio

rodófitas
Divisão de algas, também conhecidas por algas vermelhas, com cerca de 6000 espécies. As rodófitas (Rhodophyta) são, geralmente, algas filamentosas, embora possam ser unicelulares (Cyanidium).
Na sua maioria marinha, as rodófitas ocorrem especialmente em águas tropicais e tépidas, embora algumas se encontrem em regiões temperadas. De água doce conhecem-se menos de 100 espécies.
As rodófitas crescem, normalmente, presas às rochas ou a outras algas. Sem vida flutuante prolongada, uma vez que o movimento das marés é indispensável para que realize a troca adequada de gases. Poucas são as espécies de grande tamanho.
A textura característica das rodófitas é flexível e escorregadia, o que se deve à presença de substâncias mucilaginosas, geralmente um polímero de galactose (ex.: ágar-ágar; carragina), nas suas paredes celulares. No entanto, as rodófitas coralináceas (Corallinaceae), que contribuem para a construção de corais, têm uma textura mais resistente e dura, que se deve à deposição de carbonato de cálcio nas suas paredes celulares.
Os cloroplastos das rodófitas possuem clorofila a e d, ficobilinas e carotenoides. A cor vermelha típica das rodófitas está relacionada com a presença de ficobilinas (ficocianina e ficoeritrina). Estes pigmentos acessórios conferem às algas vermelhas a capacidade de absorver radiações do espetro azul, permitindo-lhes viver a grandes profundidades (mais de 100 metros), onde este tipo de luz consegue penetrar, ao contrário de outros espetros de maior comprimento de onda.
As rodófitas utilizam como substância de reserva alimentar o amido.
Ao contrário dos restantes tipos de algas, as rodófitas não produzem células flageladas em nenhuma fase do seu ciclo de vida.
Algumas espécies são utilizadas, principalmente no Oriente, como alimento. O ágar-ágar é extraído de certas espécies de rodófitas e é utilizado como base de cultura de bactérias e outros micro-organismos.
Como referenciar: rodófitas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 11:51:33]. Disponível na Internet: