Rosário Águas

Política e governante, Maria do Rosário Cardoso Águas nasceu a 12 de fevereiro de 1961, em Coimbra.
Aos 18 anos, ingressou na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Licenciou-se em Gestão e Organização de Empresas neste estabelecimento de ensino em 1984. Posteriormente, completou o curso de preparação para revisora Oficial de Contas.
Depois de sair da Universidade Católica, em 1985 foi trabalhar na empresa Coopers & Lybrand, onde até 1987 foi assistente de auditoria. Em 1988, mudou-se para a Consulteam, Consultores de Gestão, SA. Aqui foi de novo assistente de auditoria, mas também técnica de consultoria, tendo desenvolvido trabalhos na área de controlo de gestão. Depois de cerca de um ano de trabalho nesta empresa, mudou para a Alberto Gaspar, Indústria e Comércio de Madeiras, SA. Aqui esteve oito anos, até 1997, período durante o qual, enquanto diretora, foi responsável pela gestão financeira, controlo orçamental e informática da firma.
Em 1998, começou a dedicar-se ativamente à vida política, através do Partido Social Democrata (PSD). Começou por ser vereadora na Câmara Municipal da Figueira da Foz, município do centro do país que na altura era presidido pelo social-democrata Pedro Santana Lopes. Rosário Águas ficou responsável pelos pelouros do Orçamento, Recursos Humanos, Desenvolvimento Económico, Saneamento e Modernização Administrativa. Saiu da Câmara da Figueira da Foz em 2001 e, entretanto, foi assessora da Aquapor Serviços, SA, vogal do Conselho Fiscal da Alberto Gaspar, SA, onde já tinha trabalhado, e administradora delegada da Figueira ParaIndústria, SA.
Regressou à vida política em abril de 2002 ao ser eleita como deputada para a Assembleia da República pelas listas do PSD.
Esteve cerca de um ano no Parlamento, até ser convidada pelo primeiro-ministro Durão Barroso para integrar o XV Governo Constitucional, formado pela coligação PSD-PP, como secretária de Estado da Habitação. Tomou posse a 8 de abril de 2003, passando assim a integrar a equipa dirigida pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, António Carmona Rodrigues. Ocupou o cargo até julho de 2004, altura em que tomou posse o XVI Governo Constitucional, liderado por Santana Lopes.
Como referenciar: Porto Editora – Rosário Águas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 05:44:52]. Disponível em