rotação

Sendo dados um ponto O e um ângulo de amplitude α, a rotação de centro O e amplitude α é a aplicação que ao ponto O faz corresponder o próprio O e a cada ponto A faz corresponder um ponto A' tal que , AÔA' = α, isto é, os segmentos [OA] e [OA'] têm o mesmo comprimento e o ângulo por si formado tem amplitude α. O ponto A' recebe a designação de rotacionado de A. A rotação de centro O e amplitude α costuma ser identificada pela notação R(O, α) ou R0,α. De notar que o ângulo de amplitude α é um ângulo orientado, isto é, tem um determinado sentido associado. Dessa forma, são diferentes as rotações R(O, 45º) e R(O, -45º). Convenciona-se que o sentido de um ângulo é negativo ou indireto quando esse ângulo é descrito no sentido do movimento dos ponteiros de um relógio e é positivo ou direto quando é descrito no sentido oposto.
Ao efetuar uma rotação duma qualquer figura, cada segmento de reta é transformado noutro com o mesmo comprimento e cada ângulo é transformado noutro geometricamente igual. Podemos dizer que, numa rotação, uma figura é transformada noutra geometricamente igual.
Como referenciar: rotação in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 11:51:15]. Disponível na Internet: