Roterdão

Cidade da Holanda. Situada a cerca de 60 quilómetros a sudoeste de Amesterdão, é o porto com maior movimento de carga do Mundo e possui uma população de 603 300 habitantes (2004). Fundada no século XIII, começou por ser uma aldeia piscatória erguida junto do local onde o rio Rotte confluía com o delta comum do rio Reno e do rio Mosa. O desenvolvimento da cidade data do século XIX, com a desobstrução do rio Reno para a navegação e o desenvolvimento industrial do Ruhr. O porto expandiu-se até ao mar; docas e refinarias de petróleo estendem-se ao longo do canal.
O centro da cidade ficou gravemente danificado pelos bombardeamentos alemães em maio de 1940. Foi reconstruído de acordo com os princípios modernos de urbanismo, com novas zonas residenciais e comerciais, infraestruturas para concertos e conferências e diversos museus, incluindo um dedicado à história da Marinha e o Boymans-Van Beuningen, com uma magnifica coleção de arte. Os museus Chabot, do Limburgo e Drents e a Igreja de S. Lourenço são outras referências culturais da cidade.
A cidade de Roterdão foi, juntamente com o Porto, designada Capital Europeia da Cultura para o ano de 2001.
Como referenciar: Roterdão in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 19:21:53]. Disponível na Internet: