router

Os routers atingiram a sua popularidade comercial em meados dos anos 80, numa altura em que as redes de computadores de larga escala (WAN) começaram a aparecer com o objetivo de substituir os simples ambientes fechados e limitados no seu espaço geográfico.
Estes dispositivos vieram possibilitar a intercomunicação entre várias redes de computadores locais (LANs). Desta forma, um computador na LAN A pode trocar informação com outro computador ligado a uma LAN B, por mais distante que ela se encontre.
Tecnicamente, os routers são equipamentos informáticos que estão catalogados como pertencendo ao nível 3 (nível de rede) do modelo OSI. A técnica de routing (roteamento) consiste na forma de determinar qual o melhor caminho entre dois computadores anfitriões (hosts). No contexto da Internet, existem três pontos importantes no processo de routing:

Determinação do endereço físico
Essencial quando se pretende transmitir um datagrama IP (Internet Protocol) de um computador. É necessário encapsular o datagrama IP dentro de um formato de frames usado na rede local (LAN). Neste encapsulamento, o endereço da rede local (ou endereço físico) deve ir incluído no frame. Desta forma, o emissor pode receber notificações do ou dos recetores.

Seleção de gateways ou routers
A necessidade deste ponto advém do facto de a Internet consistir num grande número de LANs integradas por uma ou mais gateways. Estas gateways têm por vezes ligações físicas ou portas de saída para outras redes. A seleção da gateway ou porta de saída apropriada para o fluxo de um datagrama IP é chamada de routing e envolve o intercâmbio de informações entre diferentes gateways.

Endereços numéricos e simbólicos
Tradução de um endereço escrito em linguagem humana, como por exemplo www.portoeditora.pt, para um endereço numérico, chamado endereço IP. Esta tradução é efetuada por um sistema chamado DNS (Domain Name System).
Como referenciar: router in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 20:32:53]. Disponível na Internet: