rugby

O rugby, ou râguebi, é um desporto de equipa praticado com uma bola oval, num campo de preferência relvado. O seu principal objetivo é marcar golo nas balizas que se encontram na linha de cabeceira. Ao atravessar esta linha com a bola, a equipa atacante marca o chamado ensaio, ganhando 5 pontos. Não é permitido passar a bola para a frente com as mãos, mas apenas lateralmente ou para trás. As equipas profissionais são constituídas por 13 elementos e as amadoras por 15.
O rugby teve origem em 1823, na cidade de Rugby, em Inglaterra, e era nessa altura bastante praticado pela população escolar. Em 1871, a União de Rugby, que hoje regulamenta o desporto amador, foi criada para definir as regras do jogo. Em 1934, a Federação Internacional de Rugby Amador foi formada com o objetivo de orientar as competições internacionais. O râguebi profissional começou a ser organizado em 1895, com a constituição da Liga de Rugby. O jogo é bastante disputado em países como o Reino Unido, a Austrália, a Nova Zelândia e a França.
Como referenciar: rugby in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-23 03:47:23]. Disponível na Internet: