Rui Nabeiro

Empresário português, Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior. Aos 19 anos, Rui Nabeiro assumiu a direção da empresa Torrefação Camelo, Lda., na sequência da morte do pai, que até então dirigia o negócio. Onze anos depois, aos trinta, constituiu a empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Lda., juntamente com dois sócios, para laborar na área da produção de café. A empresa estava situada na vila alentejana de Campo Maior num armazém com 50 metros quadrados, sendo os principais clientes provenientes do mercado espanhol. Em 1972 foi constituída a sociedade por quotas Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Lda., pertença de Rui Nabeiro, esposa e filhos. Na segunda metade da década de 70, foi criada uma nova marca, Delta Cafés, que, entretanto, consolidou a sua presença no mercado e pôde entrar num processo de expansão.
No início da década de 80, aconteceu a separação entre a atividade industrial da Novadelta e a atividade comercial da Manuel Rui Azinhais Nabeiro. Em 1985, foi constituída a sociedade Novadelta - Comércio e Indústria de Cafés, Lda., que viria a originar um grupo de 19 empresas das áreas do imobiliário, indústria, serviços, comércio, hotelaria, distribuição, entre outras.
Entretanto, ainda em 1972, Rui Nabeiro havia assumido a presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, funções que retomou por via eleitoral em 1977. Manteve-se no poder até 1986. Em 1995, foi distinguido pelo Presidente da República, Mário Soares, com o grau de comendador e, três anos mais tarde, o povo de Campo Maior homenageou-o com uma estátua em bronze, da autoria de Laureano Ribatua.
A 28 de março de 2002, no dia do seu 71.º aniversário, foi apresentada a biografia de Rui Nabeiro, intitulada O Homem. Uma Obra – a de Rui Nabeiro, da autoria de Tereza Castro Ribeiro Reis.
Rui Nabeiro foi nomeado presidente honorário do Sporting Clube Campomaiorense, clube que contou com a Delta Cafés como patrocinador e que foi presidido pelo seu filho João Nabeiro.
Como referenciar: Rui Nabeiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 07:03:03]. Disponível na Internet: