Rui Silva

Atleta português, Rui Silva nasceu a 3 de agosto de 1977, em Vila Chã de Ourique, no distrito de Santarém. Apesar de ter iniciado a sua ligação ao desporto a jogar futebol num clube de Santarém, quando tinha 14 anos, um treinador chamado Pedro Barbosa seduziu-o para a prática do atletismo.
Rui Silva começou por praticar corta-mato e provas de meio-fundo. O seu treinador percebeu que tinha em mãos um excelente atleta e achou que era melhor desenvolver tais capacidades num clube com outras condições. Assim, contactou o Sporting para tentar convencer a formação de Lisboa a apostar em Rui Silva. Desta forma, em 1995, aos 18 anos, o jovem escalabitano mudou-se para Lisboa.
Ao serviço do Sporting, foi treinado por Bernardo Manuel que, desde logo, se apercebeu das potencialidades de Rui Silva, tendo visto nele as características necessárias para criar um corredor de fundo, nomeadamente por ter uma grande capacidade de alteração de ritmo, velocidade e resistência. Em 1998, nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta que tiveram lugar em Valência, Espanha, Rui Silva conquistou o ouro na prova de 1500 metros, aquele que viria a ser o seu primeiro título internacional. Nesse mesmo ano, alcançou a medalha de ouro nos 1500 metros do Campeonato da Europeu de sub-23 ao ar livre, realizado em Gotemburgo, na Suécia. Ainda em 1998, fez o segundo lugar na prova de 1500 metros, no europeu de pista coberta organizado em Budapeste, na Hungria, alcançando igual posição na mesma distância na Taça do Mundo ao ar livre, que teve como palco a cidade sul-africana de Joanesburgo. Dois anos depois, Rui Silva conquistou a medalha de prata na prova de 1500 metros no Campeonato Europeu de pista coberta, que decorreu em Gent, na Bélgica.
Em março de 2001, Rui Silva conquistou o título mundial de 1500 metros, numa prova realizada em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, durante os VIII Mundiais de Atletismo de Pista Coberta. O atleta do Sporting, com o tempo de 3.51.06 minutos, bateu ao sprint o espanhol Reyes Estevez, campeão europeu ao ar livre, e o campeão olímpico de 2000, o queniano Noah Ngengy, alcançando pela primeira vez um título mundial em pista coberta para Portugal.
Rui Silva conquistou ainda vários títulos nacionais ao ar livre e em pista coberta, assim como bateu uma série de recordes de Portugal em várias disciplinas.
Em 2004, Rui Silva alcançou o segundo lugar na prova dos 1500 metros, nos Campeonatos Mundiais de Pista Coberta que se realizaram em Budapeste, na Hungria, e ganhou a Medalha de Bronze, também na corrida dos 1500 metros, nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Em 2009, no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta em Turim, conquistou a medalha de ouro nos 1500 metros.
Como referenciar: Rui Silva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 07:46:48]. Disponível na Internet: