Rush Limbaugh

Locutor e apresentador de rádio norte-americano, Rush Hudson Limbaugh III nasceu a 12 de janeiro de 1951, no Missouri, nos Estados Unidos da América.
Rush cresceu em Cape Girardeau, no Missouri. Aos 13 anos teve o primeiro emprego, como engraxador de sapatos, ao mesmo tempo que continuava a estudar.
Aos 16 anos foi pela primeira vez trabalhar numa estação de rádio, na KGMO de Cape Girardeau, onde era disco-jockey. Nessa altura, utilizou o nome de Rusty Sharpe. Aos 18 anos terminou os estudos na Escola Superior Central de Cape Girardeau e ingressou na Universidade do Sudeste do Missouri, onde só esteve um ano letivo.
Em 1971 mudou-se para Pittsburgh, para trabalhar a tempo inteiro como disco-jockey numa estação de rádio local que pertencia à grande cadeia ABC.
Em 1975 cansou-se da rádio e foi trabalhar no departamento de publicidade do Kansas City Royals, uma equipa de basebol.
Em finais de 1983 Limbaugh regressou à rádio como comentador político na KMBZ de Kansas. Dois anos depois foi desafiado por uma emissora de Sacramento a mudar-se para a Califórnia. Aceitou o desafio e iniciou um talk-show sobre política na KFBK que viria a ter muito sucesso. Em 1988 o seu programa passou a ser transmitido em simultâneo em 56 rádios dos Estados Unidos da América. Nessa altura, Rush Limbaugh sediou o seu programa em Nova Iorque, para onde se mudou.
O sucesso assentou no seu estilo arrogante e nas suas ideias conservadoras que usava para analisar de forma satírica assuntos políticos e sociais.
Em 1993 passou a integrar o Passeio da Fama da Rádio.
Quatro anos depois, o seu talk-show, com a duração de três horas, já era ouvido em cerca de 660 estações de rádio norte-americanas através da rede EBN (Excellence in Broadcasting Network).
Para além da rádio, Rush Limbaugh escreveu também dois livros: The Way Things Ought To Be e See, I Told You So.
Como referenciar: Rush Limbaugh in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 01:43:59]. Disponível na Internet: