Sá da Bandeira

Militar e político, Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo nasceu em Santarém em 26 de setembro de 1795 e morreu em 6 de janeiro de 1876 em Lisboa. Participou na Guerra Peninsular e concluiu estudos superiores em Portugal e no estrangeiro. Teve atividade política destacada na conjuntura que assistiu à implantação liberalismo no nosso país, situando-se na ala esquerda do regime.
Mostrou adesão à causa liberal desde 1820 e participou na oposição a D. Miguel. Participou no exílio dos partidários de D. Pedro em Inglaterra. Participou no desembarque do Mindelo e no cerco do Porto.
Homem culto e refletido, tornou-se uma personalidade de grande prestígio no reino. Foi por várias vezes ministro e chefe do Governo. Pôde assim ter uma intervenção significativa também na vida das colónias ultramarinas. Aboliu a escravatura, reformou a administração, desenvolveu a economia e fomentou o ensino.
Como referenciar: Sá da Bandeira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-04 09:43:43]. Disponível na Internet: