Saint George's

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de Granada, Saint George's localiza-se na costa sudoeste da ilha, virada para o mar das Caraíbas. Constitui também um porto, situado numa pequena península, e é rodeada por encostas de uma antiga cratera vulcânica. Possui cerca de 7500 habitantes (2006).
História e Monumentos
A cidade foi construída pelos franceses em 1650. Essa marca é visível através da existência de muitas casas de telhados vermelhos. Passou para domínio britânico em 1763. Foi capital das Ilhas Windward, antiga colónia britânica, entre 1885 e 1958. Foi capital da província integrante da Federação das Índias Ocidentais entre 1958 e 1962. Tornou-se capital do estado independente de Granada em 1974. Em 1983, na sequência da instalação na ilha de um governo pró-soviético com o apoio de Cuba, forças norte-americanas invadiram a ilha, prestando auxílio económico ao mesmo tempo que impediam uma orientação política comunista.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade encontra-se dividida em duas partes por uma pequena ponta rochosa: a Bay Town (área portuária) e o bairro de Carenage (plataforma portuária rodeada de casas velhas e outras construções datadas dos séculos XVIII e XIX). Entre os seus principais pontos de interesse, merecem destaque o Museu Nacional de Granada (antiga prisão francesa que alberga importantes descobertas arqueológicas) e o jardim botânico (que inclui um minijardim zoológico). Vale a pena visitar também o túnel Sendal (que liga as duas partes da cidade), o mercado de especiarias e artesanato, a igreja presbiteriana de Saint Andrew, o Parlamento e os fortes George's (sede da polícia e antigo Fort-Royal, construído pelos franceses em 1705) e Frederick (de 1783). É também sede de uma Faculdade de Medicina.

Economia
Centro do comércio do país, o seu porto exporta cacau, noz-moscada e bananas. As dificuldades económicas são grandes, pelo que recebe ajuda externa significativa. Todavia, a construção e o comércio estão em expansão, assim como o turismo.
Como referenciar: Porto Editora – Saint George's na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-04 23:57:20]. Disponível em