Saint John's

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de Antígua e Barbuda, Saint John's localiza-se a noroeste da ilha de Antígua, a maior das três ilhas que constituem o país, junto ao mar das Caraíbas. O seu clima é tropical, com temperaturas que variam anualmente entre os 22 e os 31 graus. Possui cerca de 25 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493. O local onde foi erigida a cidade tem sido o centro administrativo do país desde a primeira colonização das ilhas, em 1632. No século XVIII, constituiu uma importante base naval para a Grã-Bretanha nas Índias Ocidentais. Em 1981, tornou-se a sede do governo e capital após a independência da nação, embora englobada na comunidade britânica.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Como principais pontos turísticos da cidade podem destacar-se a sua catedral barroca com torres brancas (construída em 1845, depois de ter sido destruída completamente em 1683 e 1745 por terramotos) e o Museu de Antígua e Barbuda (construído em 1747 no local do primeiro mercado da cidade), que é o edifício mais antigo em uso. A cidade obedece a uma traça ortogonal, conservando alguns atraentes edifícios dos séculos XVIII e XIX, que resistiram a um grave sismo em 1843. Às sextas e sábados de manhã realiza-se um mercado muito animado. O turismo é uma atividade com bastante significado, especialmente com origem nos Estados Unidos da América.
Economia
A cidade é o centro comercial do país e o porto principal da ilha de Antígua. A principal fonte da sua economia é o turismo. Antes do turismo, a economia da cidade assentava no açúcar, fonte de exportação. Atualmente, a produção agrícola limita-se à subsistência. É servida pelo aeroporto internacional de VC Bird.
Como referenciar: Saint John's in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 20:17:11]. Disponível na Internet: