Samsung

Uma das maiores empresas do mundo a operar no ramo da eletrónica, a Samsung foi fundada a 1 de março de 1938 na cidade de Daegu, Coreia do Sul.
O seu fundador, Byung-Chull Lee, tinha na altura em mente a exportação de produtos como o peixe seco, frutas e vegetais para a Manchúria e Pequim.
Criou então a Samsung, termo coreano que significa "três estrelas", e alcançou tal sucesso que em pouco mais de 10 anos possuía já um rol de maquinaria de confeção e moinhos de farinha próprios.
Em 1953 a Samsung criou a companhia Cheil Sugar Manufacturing, que mais tarde viria a tornar-se numa empresa independente, e com ela estendeu a sua área de atuação ao negócio da produção de açúcar. Cinco anos mais tarde, em 1958, passou a dedicar-se também ao mercado dos seguros, adquirindo a "Ankuk Fire & Marine Insurance" (que apenas em outubro de 1993 mudou de nome para "Samsung Fire & Marine Insurance"), e mais tarde, em julho de 1963, comprou a "DongBang Life Insurance", uma empresa de seguros de vida que alterou a designação para "Samsung Life Insurance" em julho de 1989.
Em setembro de 1965 lançou o jornal "Joong-Ang Ilbo", agora uma publicação independente.
Em janeiro de 1969 foi criada a Samsung Electronics Manufacturing, conhecida apenas por Samsung Electronics, após a mudança de nome em fevereiro de 1984.
Durante toda a década de 1970, a Samsung prosseguiu uma política de forte expansão em áreas muito diversificadas, como as indústrias pesadas, químicas e petroquímicas, ou de têxteis, e desde a construção naval até aos eletrodomésticos, cuja exportação iniciou neste período.
Em resultado desses esforços, surgiram várias novas empresas subsidiárias, como a Samsung Heavy Industries Company, criada em 1974, ou ainda a Samsung Shipbuilding Company e a Samsung Precision Company.
Ainda em 1974, adquiriu metade das ações da empresa Korea Semiconductor, consolidando assim a sua já forte posição no ramo dos semicondutores.
A partir de 1990, a Samsung levou a sua diversificação além fronteiras, adquirindo várias empresas de outros países e iniciando assim um processo de internacionalização.
Em 2005 estava presente em cerca de 58 países diferentes e empregava mais de 208 000 funcionários, operando em áreas como as telecomunicações, eletrodomésticos, semicondutores, LCD, e media digital.
Como referenciar: Porto Editora – Samsung na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 18:31:15]. Disponível em