San José

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Costa Rica, San José localiza-se no centro montanhoso do país, a cerca de 1170 metros de altitude. O seu clima é temperado, com temperaturas anuais que oscilam entre os 15 e os 26 ºC. Possui cerca de 350 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
A cidade foi fundada em 1738 como fruto da planificação colonial espanhola. A partir de finais do século XVIII, a população começou a crescer lentamente, acelerando bastante o ritmo no início do século XIX, impulsionado pelo cultivo de café na região adjacente. Em 1801 recebeu o seu nome oficial, atingindo depois o estatuto de cidade. Ao longo do século foram fundados diversos templos, como a Igreja la Merced, no centro, El Cármen, e la Soledad. Em 1823, atinge o estatuto de capital do país (herdada de Cartago) no momento em que se dá a secessão da Costa Rica em relação à coroa espanhola. No início do século XX, deu-se uma melhoria das suas infraestruturas e um grande crescimento do seu centro.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Dadas as suas origens tardias (século XVIII), a cidade não tem uma marca da arquitetura colonial espanhola tão forte quanto outras cidades latino-americanas. Entre os seus principais pontos de interesse, salientam-se a Avenida Central (uma das principais áreas comerciais da cidade), o Central Park, a Plaza de la Cultura, o Teatro Nacional, o Teatro Melico Salazar e a Catedral. Merecem também destaque diversos museus, como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu do Ouro, e parques, como o Parque Morazán e o Parque Metropolitano La Sabana. Existem também muitos e concorridos locais noturnos. A cidade possui alguns problemas de segurança, pelo que os turistas são avisados para terem particular cuidado.

Economia
A cidade é o centro político e económico do país, aglomerando mais de metade do comércio e serviços do país. É também sede de diversos bancos e local de concentração da função administrativa. É servida pelo aeroporto internacional de Juan Santamaría.
Como referenciar: Porto Editora – San José na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 04:23:47]. Disponível em