San Juan

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de Porto Rico, San Juan localiza-se perto da ponta leste da costa norte de Porto Rico, uma ilha que constitui um território dependente dos EUA. O seu clima é tropical. Possui cerca de 430 000 habitantes (2006), embora a sua área metropolitana chegue aos dois milhões.
História e Monumentos
Fundada pelos colonizadores espanhóis em 1521, é a cidade mais antiga de Porto Rico (e a mais antiga sob jurisdição norte-americana) e uma das mais importantes do império espanhol da altura, usada para o comércio entre Espanha e a América. Por esta razão era um ponto estratégico bastante cobiçado por estrangeiros, facto que levou os espanhóis a construírem uma fortificação à volta da cidade de forma a proteger o transporte de ouro e prata da América para o Velho Continente. A cidade sofreu ataques dos ingleses e holandeses, sem sucesso. Em 1898, os Estados Unidos, durante a guerra que travaram com a Espanha, bombardearam a cidade, sem conseguir ocupá-la. Porém, a 25 de julho desse ano, o general Nelson A. Miles tomou a cidade sem resistência da população. No mesmo ano, a Espanha cedeu a ilha aos EUA através do Tratado de Paris. Durante o século XX, a cidade extravasou das suas fronteiras históricas e anexou áreas que antes eram as suas vizinhanças.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A parte mais antiga da cidade, fundada pelos espanhóis, ergue-se numa pequena ilha ligada à principal por uma estrada construída sobre um dique e pontes. Entre os seus principais monumentos, destacam-se o Forte San Felipe del Morro (do século XVI) e o Forte San Cristóbal (do século XVII). Outros pontos turísticos importantes são o Palácio de Santa Catalina, conhecido como a Fortaleza (e que é a residência do governador), e a Catedral de São João Batista. O turismo é uma atividade de grande importância para a economia de Porto Rico.
Economia
É o centro económico e cultural do país, exportando açúcar, tabaco, bananas, laranjas e cacau. A sua principal indústria é o turismo, embora tenham também alguma importância o vestuário, os cigarros, os charutos e a refinação de açúcar.
Como referenciar: Porto Editora – San Juan na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-25 23:11:59]. Disponível em